terça-feira, 12 de junho de 2007

INTRODUÇÃO - "O CORAÇÃO NÃO ENGANA"

O CORAÇÃO NÃO ENGANA

INTRODUÇÃO


A vida, no seu dia-a-dia, leva por vezes o homem a não ter tempo para desenvolver tudo quanto o seu cerebro imagina.
Assim se tem passado comigo. Eu tenho há muitos anos um livro totalmente pronto no meu cerebro, mas devido à minha agitada vida não tenho tido oportunidade de o passar a escrito, para o dar a conhecer a todo o Mundo.
Agora ganhei, vontade, e tempo para o fazer!
E no meu computador pessoal tenho vindo a armazenar tudo quanto estava guardado no meu cerebro.
Neste momento, chegou a hora de transformar tudo aquilo que era um simples sonho, em realidade, e porque não tenho a suprema ambição de me tornar um verdadeiro profissional da escrita, resolvi que vou publicando a obra "O Coração não Engana", conforme a vou revendo, deixando ao critério livre dos leitores, que por esta pagina passarem, a oportunidade de irem lendo o evoluir da história, e ao mesmo tempo possam desde logo ir fazendo as suas criticas, sugestões, e porque não levantando duvidas sobre esta ou aquela situação que for surgindo.
Assim eu vou ter a oportunidade de talvez completar uma obra melhor, mais rigida em termos de composição, mas por certo muito mais agradável de lêr por todos vocês.
É para todos vocês que a estou a escrever, e no minimo o que posso dizer, é que espero que gostem.
Algumas palavras, simples, para agradecer a algumas pessoas que tem tido a amizade e o carinho de me auxiliar a recordar algumas personagens, e episódios, de que a minha memoria não se recordava totalmente, que por esta ou aquela razão se tinha esquecido do nome do pormenor ou da alcunha, etc.
Particularmente, gostaria de desde já publicamente agradecer a, Alcina Massapina Pinto Rodrigues, minha irmã, que me tem ajudado a reconstituir algumas passagens de longa data, e foi figura chave no desenvolvimento de toda a historia, tanto pelo avivar da memoria como por ter tido a frontalidade de me levar a descobrir factos muito importantes da minha vida, dos quais eu desconfiava, mas que jamais poderia imaginar, nos termos em ocorreram.
Agradecer também ao meu grande Amigo de longa data, (mais de 30 anos de amizade e companheirismo) Joaquim José Serronha Nuncio, pois sem a sua preciosa ajuda não conseguiria recordar alguns nomes e alcunhas da nossa juventude, bem como importantes ocorrências, que constituiram factos inolvidáveis, que seria um verdadeiro crime não retratar aqui.
Agradecer também a uma mulher extraordinária e muito importante na minha vida, Fernanda Maria dos Reis Rodrigues Massapina, que durante 18 anos foi minha esposa, e com a qual tenho conseguido rever e retratar algumas situações que poderiam de alguma forma ficar feridas de total realidade, mas que a sua preciosa ajuda me tem levado a completar e corrigir.
Agradecer a todos os amigos que ao longo da vida me proporcionaram, viver tantos acontecimentos maravilhosos.
Não poderia deixar de em ultimo lugar, (porque os ultimos são sempre os primeiros), de agradecer em especial a três pessoas maravilhosas, que hoje não estão fisicamente aqui, mas que eu sinto "estarem no meio das estrelas olhando cá para baixo, e do alto dos seus tronos, observando tudo" que contribuiram de uma forma decisiva para que eu possa hoje estar aqui a escrever esta obra, e que obviamente não vai ser necessário dizer quem são, porque todos vocês ao longo da obra vão ter oportunidade de descobrir a sua importancia.
Não posso deixar de agradecer a minha mãe, Libania da Conceição Massapina, que para além de me ter colocado no mundo teve a premonição de me deixar escritas umas notas sobre a familia Massapina, conseguindo a espantosa investição de 5 gerações para trás de mim na história.
Descobri à poucos dias, no meio da minha imensa papelada esses 3 preciosos documentos, escritos já com uma letra bastante defeituosa, e enviados no meio de outros documentos que recolhi no Hospital onde faleceu, e que portanto foram escritas já na sua cama de morte, antes da sua ultima batalha...
Graças a esses documentos, vou ser obrigado a rever alguns dados já pré-publicados num dos capitulos, pelo que tudo ficará ainda mais exacto em termos de nomes, datas e enrredo da realidade histórica da familia Massapina.
E por ultimo agradecer-lhe a si que vai ter a oportunidade de pacientemente lêr, esta obra, e de livremente a criticar e comentar.
Acho que nunca ninguem, construiu um livro de uma forma tão aberta, aproveitando a vantagem da evolução informatica, para ir escrevendo e ao mesmo tempo absorvendo desde logo todas as criticas e sugestões, é uma evolução que espero outros tenham a força de vontade de fazer no futuro, pois constitui uma nova forma de encarar a cultura, com total interligação entre quem escreve e quem lê, e uma liberdade absoluta na criação.

Muito obrigado por estarem hoje todos aqui comigo!

Tanto os que ainda cá estão em corpo e espirito, como todos os outros que continuam ao meu lado, para sempre, para toda a eternidade, dentro do meu coração, que não engana!

Com amizade,

João Massapina

Nenhum comentário: